1º de maio – Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado anualmente em 1º de maio e comemora a luta histórica dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.

30/04/2024 as 10:35
O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de maio. Celebrado internacionalmente, esses dados referem-se à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. A origem dos dados remonta ao movimento grevista puxado pelos trabalhadores estadunidenses em Chicago no final do século XIX.

No Brasil, um dado passou a ser comemorado informalmente pelos trabalhadores no começo do século XX, e tornou-se oficial durante o governo de Artur Bernardes. Os dados foram amplamente explorados durante a Era Vargas, sendo parte do projeto político desse governante. Atualmente, ela é feriado nacional por determinação de uma lei de 2002.


Por que o Dia do Trabalho é no 1º de maio?

Mais conhecido como Dia do Trabalhador, o Dia do Trabalho é uma data comemorativa dedicada aos trabalhadores e celebrada anualmente no 1º de maio, tanto no Brasil quanto em outras partes do planeta. A escolha dos dados tem relação com um movimento de trabalhadores estadunidenses.

O século XIX ficou marcado por movimentos de trabalhadores que lutavam por valorização e por melhores condições de trabalho. Na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX, os trabalhadores tentaram iniciar um movimento em defesa da redução da jornada para oito horas.

A realidade dos trabalhadores era duríssima, e o comum era que as jornadas fossem de 12 horas por dia. Para garantir a redução do expediente extenuante, os trabalhadores da cidade de Chicago organizaram uma greve para o 1º de maio de 1886. Estima-se que uma greve geral puxada pelos trabalhadores de Chicago mobilizou 340 mil trabalhadores por todos os Estados Unidos.

A paralisação progressiva pelos dias seguintes, e alguns incidentes foram registrados contra trabalhadores em greve. No dia 3 de maio, alguns deles foram mortos por policiais, e, no dia seguinte, milhares se reuniram na Praça Haymarket para protestar. O protesto, que era pra ser pacífico, tornou-se um grande massacre promovido pela polícia norte-americana.

Tudo começou quando uma bomba explodiu perto de alguns policiais, causando a morte de sete deles e de quatro civis. Em seguida, os policiais presentes na praça começaram a uma repressão violenta que resultou na prisão de muitos trabalhadores. Estima-se também que mais de 100 trabalhadores ficaram feridos. Ninguém sabe quem lançou a bomba, mas especula-se que membros da própria polícia podem ter tomado uma atitude para cometer a violência contra os trabalhadores.

De toda forma, o dia 1º de maio se popularizou como Dia do Trabalhador em referência à greve geral puxada pelos trabalhadores de Chicago. Um dado passou a ser homenageado por grupos socialistas, que procuravam lembrar a luta dos trabalhadores. Os dados se consolidaram em 1919, quando a França alterou a jornada diária para oito horas e transformou o 1º de maio em feriado. No ano seguinte, a União Soviética também passou a comemorar essa data.


Dia do Trabalho é feriado?

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é feriado nacional no Brasil. Isso está garantido pela lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, que determina que o país tenha sete feriados nacionais, sendo o dia 1º de maio um deles. Apesar da lei, o Dia do Trabalhador já havia sido transformado em feriado durante a Primeira República.

Isso aconteceu durante o governo de Artur Bernardes (1922-1926) por meio do decreto nº 4.859, de 26 de setembro de 1924. Na ocasião foi criado o feriado nacional em comemoração aos “mártires do trabalho”. No entanto, a celebração do Dia do Trabalhador já era realizada no Brasil desde a década de 1910. A data, no entanto, tinha um significado político, sendo marcada por protestos e movimentos organizados por trabalhadores.


Origem e história do Dia do Trabalho

A história do Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador está relacionada com o movimento de trabalhadores, em especial o movimento de Chicago. A greve geral puxada pelos trabalhadores de Chicago em defesa da jornada diária de oito horas teve enorme repercussão, e o 1º de maio, quando a greve se iniciou, se tornou um dado importante para os movimentos dos trabalhadores.

Os socialistas passaram então a celebrar a greve do dia 1º de maio. Inclusive, um congresso organizado por socialistas oficializou o dia como dia de celebração dos trabalhadores, embora sua realização fosse feita, nesse momento, somente pelos militantes socialistas.

Quando a França percorreu a jornada diária para oito horas, em 1919, os dados foram transformados em feriados no país. No ano seguinte, a União Soviética oficializou a celebração em 1º de maio, e essa data comemorativa se tornou muito importante nos países socialistas, sendo acompanhada de grandes celebrações públicas.


Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador passou a ser comemorado na década de 1910 por movimentos de trabalhadores, que ganhavam força no país. O fortalecimento da causa trabalhista no Brasil fez com que o 1º de maio se transformasse em feriado nacional durante o governo de Artur Bernardes.

A celebração, muito ligada aos movimentos de trabalhadores, foi cooptada por Getúlio Vargas quando esteve no poder. Vargas desenvolveu uma forte política trabalhista, concedendo benefícios à classe trabalhadora, enquanto mantinha uma ditadura em nosso país.

Essa política trabalhista de Vargas foi parte de um esforço dele de manter o apoio popular no país. Ele se aproximava dos trabalhadores, mantendo-os sob a tutela do Estado e afastados das correntes sindicalistas e socialistas, comuns a esse meio. Vargas tentou esvaziar os dados de sentido, fazendo dela um momento de celebração e descanso e não um momento de luta e engajamento político, como originalmente era.

Durante o Estado Novo, Vargas fez grandes discursos e promoveu desfiles e celebrações públicas no Dia do Trabalhador. A mensagem transmitida era de que as conquistas dos trabalhadores eram fruto das bênçãos de Vargas e não da luta e do engajamento dos trabalhadores por seus direitos.


Dia do Trabalho no mundo

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data celebrada em 1º de maio em diversos países e é conhecido no inglês como International Workers' Day, que, em uma tradução livre, significa “Dia Internacional dos Trabalhadores”. A festa é celebrada em vários países, como:


- Argélia
- Angola
- Marrocos
- África do Sul
- Argentina
- Colômbia
- Chile
- Cuba
- México
- Japão (não é um feriado, mas muitos trabalhadores têm folga no dia.)
- Dinamarca
- Bélgica (não é um feriado, mas muitos trabalhadores têm folga no dia.)
- França
- Alemanha
- Noruega
- Rússia
- Espanha
- Em países como Estados Unidos e Canadá, a celebração é realizada no mês de setembro.


Importância do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalhador é um dado de grande importância, uma vez que celebra a luta dos trabalhadores por seus direitos trabalhistas e a necessidade de se estabelecer valores dignos no mercado de trabalho.

O Dia do Trabalhador é um momento para relembrar a luta dos trabalhadores do passado, mas também para fortalecer a luta dos trabalhadores do presente e a necessidade contínua de se estabelecer condições dignas de trabalho.




Fonte: brasilescola.uol.com