PARADÃO SERTANEJO

Das 06:00:00 às 07:00:00
Com: Jonatas Santos

Ibovespa opera em alta e retoma patamar de 100 mil pontos

Na sexta-feira, o principal índice da bolsa fechou em alta de 0,6%, a 98.672 pontos

27/06/2022 as 15:27
O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 (Bolsa de Valores, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo) e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Foi criado em 1968 e, ao longo desses 50 anos, consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo. 

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta segunda-feira (27), alinhado ao comportamento de mercados acionários no exterior. Na sexta-feira, a Bolsa fechou em alta de 0,6%, a 98.672 pontos. Com o resultado, passou a acumular queda de 11,39% no mês e de 5,87% no ano.

Lá fora, os futuros dos índices de acções dos Estados Unidos tinham alta, a caminho de ampliar os ganhos da semana anterior, após uma queda nos preços das 'commodities', o que aliviou as preocupações sobre uma inflação prolongada. Mark Haefele, director de investimentos do UBS Global Wealth Management, escreveu em nota a clientes que o principal motor dos mercados na segunda metade de 2022 será a percepção dos investidores sobre se estamos a caminhar para a estagflação, para a reflação, para uma aterragem suave, ou para uma queda.

Por aqui, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira que o pior momento da inflação no Brasil já passou, destacando que o país está muito perto de finalizar todo o trabalho de elevação de juros para domar a alta de preços.

Há duas semanas, o Banco Central subiu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, a 13,25% ao ano, e disse que antevê um novo ajuste, de igual ou menor magnitude, na reunião de agosto. A autoridade monetária não especificou na ocasião se esse seria o último ajuste do agressivo ciclo de aperto monetário iniciado em 2021. Na cena corporativa, o Conselho de Administração da Petrobras fará uma reunião extraordinária nesta segunda-feira para avaliar a indicação de Caio Mário Paes de Andrade para o comando da estatal.

Entre os componentes locais com potencial de afetar os mercados, os analistas citam o ressurgimento do risco fiscal e as eleições, assim como a perspectiva dol fim do ciclo de alta de juros e uma esperada desaceleração do crescimento econômico.

Os receios fiscais locais ganharam força desde que o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), relator da chamada PEC dos Combustíveis, afirmou que o texto vai incluir na Constituição federal um aumento de 200 reais no valor do Auxílio Brasil, reajuste do auxílio-gás em torno de 70 reais e a criação de um "voucher caminhoneiro" de 1.000 reais. Estas são propostas que sugerem aumento do gasto público no curto prazo e possível rompimento do teto de gastos, alertaram em relatório analistas da Genial Investimentos. "Mais preocupante é a ofensiva de membros e apoiadores do governo no sentido de mudar reformas estruturais importantes que foram aprovadas nos últimos seis anos e que têm sido fundamentais para gerar equilíbrio fiscal", continuaram, dizendo enxergar ameaça à Lei das Estatais em meio ao que muitos veem como interferência política na Petrobras.


fonte: g1.globo.com